sexta-feira, 15 de maio de 2009

O sono


No comboio das 8h55, aquele que vem de São Pedro e liga Paço d'Arcos ao Cais do Sodré, a carruagem estava cheia, mas não demasiado cheia. Não demasiado cheia para ter descoberto o rapaz de 17 anos, não mais. Calças jeans meio coçadas, blusão à Top Gun com gola colada ao queixo, caracóis rebeldes não domados pelo gel mal espalhado e olhos de pestanas longas fechados. A descansarem. A terem o repouso que a noite não lhes deu. Corpo encostado à carruagem, balançado ao ritmo das curvas de uma linha junto ao mar.
Mais à frente, uma mulher de 36 anos. Corpo hirto. Pescoço enfeitado com um colar meio infantil, meio adulto. A rigidez da coluna não se desfez nem quando os olhos começaram a pousar num sono demasiado tenso para ser reconfortante.
Do lado da janela, uma boca aberta num ressonar quase mudo. Casaco transformado em almofada. Gravata fora do sítio. Cara inchada, roliça, marcada por um sono pesado que devia ter acontecido numa cama. Não ali. Da party directamente para o escritório? A loucura dos vinte?
Quase ao meu lado, o sono escondido. Óculos escuros enormes, cabelo bem arranjado, livro aberto numa página que nunca deu a volta em 13 minutos de viagem. O queixo cambaleante da mulher de 40 anos revelou o que os óculos escuros esconderam...
Muitos bocejos. Olheiras. Caras de sono. Olhos inchados. Rostos amarrotados.
Ninguém dorme à noite?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Escrever

“Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o coração simples de uma criança”
Ernest Hemingway

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dez (ou mais) coisas de que eu não gosto

(Copiando a ideia do blog amigo "Macaquinhos no Sótão")

1 - Pessoas que acordam com mau humor
2 - Cheiro a cão
3 - Favas
4 - Peixe cozido
5 - Couves de bruxelas
6 - Pessoas com um ar ocupado mas que no fundo, no fundo não fazem rigorosamente nada
7 - Borboletas
8 - Osgas
9 - Homens de rabo gordo
10 - Hálito a café com um misto de tabaco
11 - Atum
12 - Couve flor
13 - Fatias de fiambre grossas

(em actualização)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nós

A partir de amanhã e até domingo vamos ser só nós. Nós e o sofá. Nós e a cama. Nós e uma refeição sossegada. Nós e o pouf. Nós e os jornais. Nós e os livros. Nós e as séries de crimes e de hospitais. Nós e uma esplanada. Nós e a preguiça. Nós e as conversas com princípio, meio e fim. É que sem nós, não havia eles, e para eles estarem bem, nós também precisamos de um bocadinho de tempo para... nós!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Procura-se!


Procura-se anónimo que vem ao meu blogue só para me chatear.
Pistas:
- sexo masculino
- tem a mania que é giro, mas coitadinho...
- trabalha no mesmo local que eu
- tem um blogue
- acha que escreve maravilhosamente bem, mas não vou fazer comentários...
- é cobarde
Recompensa:
- nenhuma. Só para divertimento meu!