sábado, 5 de julho de 2008

Monte dos Parvos


Há uns dias mudámos de casa. Digo mudámos de casa como podia dizer "fomos de férias", mas quem tem filhos pequeninos sabe que o verdadeiro sentido de ir de férias é impossível de ser utilizado nestas ocasiões... Por isso, volto a dizer que há uns dias mudámos de casa. Estivemos uma semana numa coisa que se chama Monte dos Parvos. Nome engraçado, não é? Nós também pensámos isso e não precisámos de muita imaginação para perceber o porquê de tal nomenclatura. À chegada fomos recebidos pela D. Maria Teresa, ou Teresinha como a chama a D.Eva - único ser afável naquele monte. Os sorrisos não foram muitos, a simpatia também não, mas não me incomodou por aí além. A parvoíce começou a aparecer mais tarde e de forma bastante vincada.
A foto em cima dá para ver que o sítio até é giro e que tem todo o potencial para ser uma "muda de casa" simpática e bem passada. Tem tudo, mas não foi. Ainda hoje estou para perceber como é possível que um casal tenha um monte daqueles e trate os hóspedes com arrogância, antipatia, quase com incómodo por alguém estar a ocupar um espaço que é deles, mas pelo qual está a pagar. Exemplos? "D. Maria Teresa - Ainda bem que o vejo! (sim, não houve boa tarde antes da frase) António - Boa tarde! D. Maria Teresa - Não pode deixar o carro assim estacionado (imaginem um tom de voz áspero e antipático). Se eu quero dar a volta não consigo. (virou as costas e mais nada)" Mais um? Último dia. Visita para ir buscar o dinheirinho. "D. Maria Teresa - Então gostaram? António - Gostámos de umas coisas, de outras nem tanto. D. Maria Teresa - Do que é que não gostaram? António - Das camas, por exemplo. Os colchões já tiveram melhores dias. Mónica - São de um desconforto brutal. António - Acordamos só com o barulho que as molas fazem. (estão a pensar num pedido de desculpa???) D. Maria Teresa - Eu sei por que isso acontece... António - Sabe?! D. Maria Teresa - Sim, as pessoas chegam aqui, mexem nas camas, é natural que não há mobiliário que aguente..." Desculpe????? Diga lá isso outra vez! Então eu chego 10cm a cama para junto da parede para o meu filho que dá cambalhotas a dormir não se atire lá para baixo e foi isso que rebentou com as molas, com o estrado e seja lá mais com o que for?! Será que a D. Maria Teresa já ouviu falar em renovação do mobiliário? Será que ela já ouviu dizer que os tarecos que põe naquelas casas, que até têm imenso potencial, estão mais velhos que o elefante do Jardim Zoológico? Será? Duvido.
Por isso, Monte dos Parvos não podia ser mais adequado. Aquele homem e aquela mulher são arrogantes, incovenientes, rudes, antipáticos e, naturalmente, muito parvos. Nós é que não somos parvos de voltarmos lá para sermos tratados com tanta falta de educação e delicadeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito... os meus pais estão a ir para lá hoje passar férias com a minha filha e sobrinha... nem acredito!!!!

Sonia PFr disse...

Foi azar!
A primeira vez que fui até lá assustei-me ao passar pela rui cheia de "barracas" e ferro velho lol
Mas sempre correu tudo bem, seja de verão ou de inverno (passagem de ano).

Unknown disse...

Gostei de estar neste Monte. As casinhas são muito acolhedoras e bem mobiladas.
A Sra D. Maria Teresa é muito simpática.