sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dores de crescimento




Sempre ouvi dizer que crescer dói. Doem os ossos que se estão a formar, dói a mente que está em aprendizagem, mas não me lembro de ouvir alguém dizer que dói o coração dos pais que vêem os filhos crescer.


O Tiago faz 3 anos daqui a menos de um mês. Não usa fraldas há já algum tempo e isso até é bastante bom e, acima de tudo, bastante higiénico, mas eu não estava preparada para ver o meu filho a agarrar na sua pilinha mínima e fazer xixi de pé. Foi um choque de que ainda não me refiz. E todos os dias de manhã quando ele grita "mamã, quero ir fazer xixi" eu não sei se ria ou chore ao vê-lo naquela pose de homem em frente à sanita. Também há já algum tempo que não usa chucha e vê-lo na cama com a fraldinha enrolada na mão de boca vazia foi uma dor inexplicável. Chorei, chorei mesmo na primeira noite em que as "més" (a primeira palavra que ele arranjou para a chucha!) ficaram todas escondidas na gaveta. E, estranhamente, ele nunca mais falou nelas. E naquele dia o Tiago começou a ser um homenzinho.


E este pequenino homem, que ainda me pede "tolo" (colo) tantas vezes, surpreende-me todos os dias com conversas cheias de palavras novas que eu não sei onde ele foi aprendê-las. Hoje de manhã, enquanto ele esperava que eu acordasse a sério, sentou-se na minha cama com as pernas à chinês e disse: "mamã, vamos conversar!". Vamos conversar?! Deve ser sério... E continuou. "Sabes que eu ontem caí? Rebolei (rebolei??? já sabe o que é rebolar?), mas a isabelinha segurou-me!" E eu ali, ainda meio ensonada, não sabia se ria às gargalhadas, se agradecia à isabelinha por não deixar o meu pequenino homem cair ou se me agarrava a ele cheia de dores de crescimento por ver o meu amorzinho tornar-se um verdadeiro homem...

7 comentários:

Lina Santos disse...

Tão lindo!

Anónimo disse...

Ai ai .... vai partir coracoes vai...... acho-o o maximo.... tao Fofinho!!
Beijocas

Anónimo disse...

Quem deu as primeira cuequinhas do "Ruca"?
~Beijos grandes para o homenzinho da tiaevcbql

Anónimo disse...

Devolvam o "ratinho", jáááááá!!!!!!

Pedro disse...

estou derretido!

grande tiagão!! esse "puto" é um orgulho... sou verdadeiramente doido por ele

Anónimo disse...

Eu também fiquei duplamente arrepiada;Até já dou por mim a pensar...antecipadamente,em assuntos que ele me poderá abordar e,que eu não esteja preparada,para "responder".
Quando fiquei completamente estupfacta,uma vez que fui buscá-lo ao colégio e ainda em frente da educadora,pergunta-me!?(avó hoje vamos de beatle ou de audi?)até corei .Omelhor foi noutra ocasiâo,digo-lhe Tiago olha a praia!ele responde-me rapidamente não é nada é o mar....
É maravilhoso ser avó,só espero que a Mdalena seja tão especial.

Anónimo disse...

Para não dizeres que não deixo comentários: foto belíssima, título muito bom, texto genial na sua simplicidade.

bjs